Depois do vídeo do cronograma capilar, muitas pessoas vieram me perguntar como usar óleo de côco no cabelo. Não sei se existem mais formas, mas eu uso basicamente de duas maneiras que têm funcionado muito pra mim!
(foto: pinterest)
Antes de tudo, ao comprar o óleo de côco, certifique-se que é o 100% natural, daqueles que se usam na cozinha mesmo, não os "manipulados" por empresas cosméticas para uso capilar. Geralmente essas empresas adicionam parabenos e outras substâncias que não nutrem o fio, apenas para dar um "resultado legal". O bom óleo de côco pra nutrição é o virgem, natureba. É ESSE QUE VOCÊ VAI COMPRAR, TÁ BOM? Então tá bom. Esse aqui é o que eu uso (você encontra em casas de produtos naturais, como Empório Funcional, Mundo Verde, e etc, por volta de R$25):
Vamos lá: Na fase de nutrição, você pode fazer a UMECTAÇÃO ou usar uma máscara de nutrição normal, enriquecida com o óleo de côco. Eu uso das duas formas e AMO o resultado.
A umectação é um processo mais demorado. Basicamente você vai colocar o óleo de côco puro, purinho, direto nos fios secos, mecha por mecha, enluvando bem. O ideal é dar uma aquecida no óleo no microondas ou em banho-maria antes de usar, mas você também pode esquentar na mão. Isso, você coloca uma colher na mão, esfrega as mãos, ele vai dar uma aquecidinha, então você aplica na mecha. Isso é importante porque o calor ajuda na abertura das cutículas dos fios, facilitando a penetração do óleo.
Na umectação, você deixa o cabelo no óleo de côco por horas, pode até dormir com ele. Eu costumo deixar por 2 horas, mas já vi meninas que dormem com ele ou passam um dia inteiro. E o melhor: NÃO PESA NEM DEIXA OLEOSO! Sério!
Meu cabelo é extremamente oleoso, então se ele piorasse, eu seria a primeira a sofrer com isso, mas não. Após a lavagem, parece que não aconteceu nada! hehe
(foto: pinterest)
A outra forma de usar é enriquecendo uma máscara de nutrição com o óleo. Eu uso alguma mais baratinha e acrescento 1 colher de óleo de coco pra 1 e meia de máscara. Deixo uns 20 minutinhos e tiro. Essa ideia é perfeita para aqueles dias de pressa, que você não pode passar 1 dia inteiro com o cabelo envolvido no óleo, mas não quer deixar de nutri-lo!
Ah, lembrem-se sempre de enxaguar bem ao colocar qualquer óleo nos cabelos e usar secador/babyliss/chapinha depois! Se o óleo não for retirado 100% do fio, o calor excessivo pode acabar fritando o cabelo. Então não economizem no enxague!
Garanto a vocês que depois de usar óleo de côco meu cabelo melhorou 1000%! Fica brilhoso, macio, incrível!
Quem aí já usou? Me contem!!! Beijossss
Adrielle Moraes
0 comentários